terça-feira, 18 de maio de 2010

Uma solução!



Educar!

Esta é uma palavra muito complexa, pois atinge todos, tanto em atitudes quanto em pensamentos. Mas O que seria educar? Ensinar?
Quem são os educadores?
Quando uma criança completa seus 6 ou 7 anos seus pais imediatamente o encaminham para a escola, em alguns casos as mesmas vão antes mesmo em creches ou ficam com babás, mas tanto professres ou pessoas que ficam diretamente ligadas na formação da nova geração da população, sera que são capacitados o suficiente para educar? será que são devidamente remunerados para exercer essa função tão importante?
São perguntas, estou apontanto problemas sociais talvez, mas esse é o maior exemplo de sabermos usar nosso senso crítico, apontar mas também tentar solucionar.
Creio que os governantes procuram, talvez debater ideias, para melhora as condições do povo, não sei se fazem isso, mas deveriam fazer. Acredito que na situação em que estamos, pouco importa bolsas família, ou qualquer outra ajuda feita para os mais necessitados, o foco deveria ser na formação do mesmo. Claro que ja adulto a situação ja é praticamente irreversível.
Mas dentro da sala de aula, será que tem necessitade de aprender báscara, regras de 3 ou sei la mas o que estão passando para as nossas crianças, se os educadores não passam a diante a arte de questionar, debater, e principalmente de pensar para os futuros "donos" do país.
Todos nós somos treinados para dirigir, digitar, ler é claro, enfim todas as ações feitas nesta vida necessita de treino, pratica.
Mas somos treinados para pensar?
Para sermos Altruístas?

Com essa palavras e perguntas, tento plantar um pouco de dúvidas, e com elas soluções para tantos problemas que enfrentamos no dia a dia, no momento de conversar com o colega de trabalho, com os familiares, as vezes somos tratados de maneira que não mereciamos, e fizemos o mesmo tambem, quando temos a SPA (Síndrome do pensamento acelerado), tudo isso acaba em uma palavra EDUCAÇÃO!. Vamos melhora-la, e principalmete usa-la> Eduque com atitudes, se necessario use palavras.

Em breve falarei mais sobre esse assunto, mas desde ja indico um livro que os treinará, pois me treinou e me reeducou. Esta obra abre portas em nossas mentes que nos ajuda a "descobrir" e valorizar as coisas simples da vida e sermos mais humanos, saber usar os Códigos escondidos em nossas mentes.
O Código da Inteligência, do Gênio sobre pensamentos, sonhos:
Augusto Cury.






Cury Falando sobre o livro: Clique Aqui!

Um comentário:

  1. Esse foi um assunto no qual sempre me questionei muito, ja que trabalhei com alunos de ensino fundamental, médio e graduação, principalmente devido ao meu interesse em dar aulas.
    Falar sobre educação sempre foi um assunto relativamente complexo.. apesar de parecer que não, já que, a primeira coisa que vem à nossa cabeça é um professor em uma sala de aula, mas esse assunto vai muito além disso.
    Como vc disse, qdo as crianças completam seus 6 ou 7 anos são encaminhadas para uma escola, e nos dias de hoje, realmente os professores ficam responsabilizados pela educação das crianças. Às vezes penso que aquela velha frase muito usada na qual diz: "Educação vem do berço", ficou um pouco esquecida, não culpo os pais por isso não, mas sim a sociedade na qual hj vivemos. Antigamente a mãe era dona de casa, era responsavel pelos afazeres domesticos e por ensinar boas maneiras e valores aos filhos, enquanto que o pai trabalhava, hoje esse quadro mudou... temos dois pais que trabalham (já que hoje é praticamente impossivel vc ter uma familia com apenas o salario de um integrante da familia) e filhos que ou vao pra uma creche ou ficam com uma babá. É aí que os problemas começam, como pais, eles tem essas duas opções, e os ensinamentos dos valores e boas maneiras, como havia dito antes, ficam pra mais tarde, ou seja, pra escola... aí fico pensando.. como um professor vai conseguir controlar entre 20 e 30 alunos numa sala, dar a disciplina e ainda por cima dar o "bom exemplo" aos alunos, é muita responsabilidade pra pouco tempo, muitos alunos e salario muito baixo.
    Por isso digo, o problema eh social... e muito sério, d um lado temos pais cançados estressados e com pouco tempo pra dedicar aos filhos, por outro professores mal pagos e sobrecarregados.
    E as consequencias disso?? Pode-se ver nos jornais todos os dias... Menores d idade cometendo crimes, ou ainda crianças agredindo outras dentro da própria escola (o chamado Booling)
    Solução imediata?? ainda não descobri
    Solução a longo prazo? uma reforma social geral, começando por uma melhor remuneração dos professores, aumento de horas na escola, inclusao de materias como sociologia ou cidadania e por ai vai..
    Bruno.. espero ter contribuído com minha opinião... o Blog tah mto massa!

    ResponderExcluir